Papa Bento 16 promove assessor e ganha novo papamóvel

O papa Bento 16, 85, promoveu hoje seu secretário particular, o alemão Georg Ganswein, ao posto de prefeito da Casa Pontifícia e concedeu a ele o título de arcebispo.

Ganswein, um teólogo de 56 anos, é uma das pessoas mais próximas do papa desde a eleição dele, em 2005. Como prefeito, Ganswein será o responsável por agendar e por coordenar as audiências públicas e privadas do papa. Como vai acumular o cargo com o de secretário, terá ainda mais poder sobre quem consegue falar com o pontífice.

O escândalo do “VatiLeaks” (a publicação de documentos confidenciais do Papa) alimentou especulações sobre uma possível punição a Ganswein, já que ele era chefe direto do ex-mordomo Paolo Gabriele, condenado num julgamento relâmpago a um ano e meio de prisão pelo roubo de documentos reservados.

Ele substitui o monsenhor James Michael Harvey, 63, designado cardeal em novembro passado. Harvey ficou mais de 14 anos no cargo e, por isso, a expectativa é a de que Ganswein fique até o fim do atual papado.

Transporte

O grupo automobilístico alemão Mercedes presenteou hoje os dois novos modelos de “papamóvel”, dotados com as últimas tecnologias e comodidades e que poderão ser transportados em avião para serem utilizados por Bento 16 durante suas viagens internacionais.

Em comunicado emitido pela sala de imprensa do Vaticano, se explicou que o novo modelo de “papamóvel” é um Mercedes-Benz Classe M “dotado de acessórios especiais e que permitirá ao pontífice estar perto do povo que encontrar durante suas viagens apostólicas”.

Mas, além disso, os novos veículos apresentam as últimas tecnologias que tornam mais eficaz o sistema de ar condicionado e de iluminação, assim como a comunicação entre o motorista do “papamóvel” e o habitáculo onde fica o papa.

O “papamóvel” não perderá sua cor tradicional, já que a carroceria será “branca madrepérola” e poderá ser visto pela primeira vez amanhã, quando o papa estará na praça da Espanha em Roma para prestar homenagem à estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, colocada na frente da embaixada espanhola na Santa Sé.

Voltar ao topo