Ofensiva filipina mata 5 insurgentes do Abu Sayyaf

Um ataque militar aéreo das Filipinas, somado a uma incursão terrestre, matou três comandantes do grupo islamita Abu Sayyaf, bem como outros dois militantes, mas fracassou em capturar alguns dos principais suspeitos de terror no Sudeste da Ásia, disseram oficiais militares nesta segunda-feira.

Os cinco militantes mortos durante o assalto, que ocorreu no final de semana na selva, perto da cidade de Indana, na província de Sulu, sul filipino, eram todos filipinos, disse o porta-voz militar, o coronel Arnulfo Marcelo Burgos.

Mas os principais alvos – os militantes Zulkifli bin Hir, da Malásia, também conhecido como Marwan, e o comandante do Abu Sayyaf, Umbra Jumdail, escaparam junto a outros dois militantes da Ásia continental e dezenas de combatentes do Abu Sayyaf, disseram Burgos e oficiais dos fuzileiros navais.

Washington ofereceu uma recompensa de US$ 5 milhões pela captura ou morte de Marwan, um engenheiro da Malásia treinado pelos EUA, mas que mais tarde virou extremista. Marwan é caçado pelas autoridades filipinas e norte-americanas por seu suposto envolvimento em atentados terroristas.

As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo