Obama destaca apoio de hispânicos

SÃO PAULO, SP, 24 de outubro (Folhapress) – O presidente Barack Obama afirmou que o rival republicano, Mitt Romney, ganhou a antipatia dos hispânicos por suas posturas em questões de imigração.
As declarações foram dadas em uma entrevista ao jornal “Des Moines Register” que, inicialmente, não tinha autorização para ser publicada. Mais tarde, a Casa Branca decidiu liberar a divulgação do texto.
“Se conseguir um segundo mandato, uma razão de peso para meu triunfo terá sido o fato de que o candidato republicano e o Partido Republicano ganharam a antipatia do grupo demográfico que cresce com maior rapidez no país, os latinos”, afirmou.
Obama deu as declarações depois de mostrar-se confiante de que, no próximo ano, conseguiram uma reforma imigratória, uma promessa que Obama fez em sua campanha para as eleições de 2008, mas que não cumpriu.
O democrata opinou também que o distanciamento dos republicanos em relação aos hispânicos (52 milhões de pessoas, ou 17% da população) é “um fenômeno relativamente novo”, já que o ex-presidente George W. Bush (2001-2009), que tentou realizar reformas migratórias que fracassaram, “entendeu as mudanças nos EUA”.
“Necessitamos de uma reforma migratória, e estou totalmente comprometido em consegui-la. Quero conseguir isso porque é o correto e porque me interesso por isso desde 2008.”
O presidente deseja uma reforma migratória que abra caminho para regularizar os 11,5 milhões de imigrantes sem documentos, a maior parte deles de origem hispânica.