mundo

Montenegro se torna 29º membro da Otan e irrita a Rússia

Montenegro celebrou sua incorporação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma histórica decisão que deixou a Rússia irritada. Apesar da irritação de Moscou e das profundas discrepâncias em torno do tema entre os 629 mil habitantes de Montenegro, a pequena nação balcânica se tornou a 29ª nação integrante da aliança, durante uma cerimônia em Washington na segunda-feira.

Montenegro tomou a decisão de se unir à Otan, apesar da resistência da Rússia, seu histórico aliado, que tem uma forte influência política e cultural no país. Com Montenegro na Otan, a influência russa dilui no sudeste europeu e deixa Moscou sem acesso aos “mares quentes” da Europa. O governo russo lançar represálias econômicas e políticas contra Montenegro, inclusive contra o setor turístico do país, que depende em grande parte dos visitantes russos. Aproximadamente 200 mil russos visitam Montenegro cada ano e cerca de 80 mil têm imóveis lá.

Nesta terça-feira, o primeiro-ministro montenegrino, Dusko Markovic, disse que não nutre sentimentos negativos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o republicano o ter empurrado durante a cúpula da Otan, em Bruxelas, no mês passado. Em entrevista ao jornal alemão Bild, Markovic afirma que o incidente não era um grande problema e admite que “o contato ocorreu”, mas que ele não percebeu o incidente como um empurrão. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo