México detém suposto fundador do cartel Los Zetas

A polícia federal mexicana capturou um dos supostos fundadores do cartel de drogas Los Zetas ligado ao assassinato de um agente de imigração norte-americano no início deste ano. Jesús Enrique Rejón Aguilar, mais conhecido como “El Mamito”, desertou do Exército na década de 1990 para se unir ao Los Zetas. Ele foi detido nas proximidades da Cidade do México, informou hoje a Secretaria de Segurança Pública.

Procurado nos Estados Unidos, que oferecia US$ 5 milhões por sua captura, “El Mamito” está ligado ao ataque realizado em 15 de fevereiro no México contra os agentes do serviço de imigração e aduana dos EUA. Um dos agentes, Jaime Zapata, morreu após a ação.

Uma semana depois do ataque, a polícia deteve Julián Zapata Espinoza, mais conhecido como “El Piolín”, suposto matador de aluguel que trabalha para o cartel Los Zetas. Segundo ele, o ataque foi um engano, pois, por causa do tipo de veículo no qual estavam, ele pensou que os agentes eram membros de um grupo rival.

“El Mamito” foi detido ontem e é considerado o terceiro no comando dos Zetas, grupo fundado por ex-militares de elite que, em uma década, deixou de ser o braço armado do Cartel do Golfo para se tornar uma organização do narcotráfico. O traficante foi detido no município de Atizapán, nas proximidades da capital mexicana. Junto com ele estava Pedro Ortega Herrera, policial da Cidade do México que, aparentemente, fazia sua segurança. As informações são da Associated Press.