Lua das crendices e dos apaixonados

A Lua na fase cheia sempre que aparece traz consigo muitas histórias e crendices. Desde os primórdios os homens acreditam que ela influencia a vida na Terra, seja no campo da astrologia, pecuária, agricultura ou mesmo como inspiração para namorados. Porém, até agora, pouca coisa foi comprovada cientificamente. Mas, apesar de mitos e crenças, comprovadas ou não, o fato é que esta semana ela está lá no céu, toda cheia, para quem quiser ver. Se tiver tempo dê uma paradinha e admire a beleza do seu espetáculo.

De acordo com o veterinário Antônio Carlos Cunha Pinto, existe uma crença muito forte entre os pecuaristas de que os partos de animais ocorrem com mais freqüência na mudança da Lua, principalmente quando a cheia está por vir. “É o que verificamos na prática, embora nada tenha sido provado cientificamente”, comenta. O veterinário conta ainda que a gestação de uma vaca dura em média entre 281 a 290 dias. Quando o período e a lua são favoráveis os agricultores ficam mais atentos e se preparam para interferir, se necessário, durante o parto. Em humanos também existe a crendice. Porém o doutor em Astronomia e professor de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Germano Bruno Afonso, diz que em estudos realizados no mundo todo verificou-se que a incidência de nascimentos é igual em todas as fases da Lua.

Na agricultura também observa-se fenômenos interessantes não só relacionados à lua cheia. O produtor de Londrina Oswaldo Tezolin realmente acredita nos poderes lunares. Ele diz que o corte de madeira precisa ser feito na lua minguante, para que ela dure mais e não apodreça. Germano afirma que a informação procede. Ele conta que a prática já era costume entre os índios brasileiros. “Os índios dizem que os animais que atacam a madeira estão menos agitados nesta época”, afirma. O professor vai além e complementa que existem provas de que a Lua influencia a vida marinha, como o Sol a vida na Terra.

A lua minguante também é responsabilizada por outros fenômenos. A soja plantada neste período não cresce de modo adequado. Sempre que pode, o agricultor Tezolin evita a semeadura. Já as plantas que crescem embaixo da terra, como mandioca, rabanete e cenoura, são favorecidas.

Tezolin conta uma história intrigante. Ele diz que quando ocorre um eclipse solar e a lavoura de feijão esta em floração, a produção fica prejudicada. Mas ele já achou um jeito para evitar o fenômeno. Ele coloca garrafas PET cheia de água no meio da lavoura. “Acho que neutraliza os raios ultravioleta do sol. No último eclipse, os vizinhos perderam tudo, menos eu”, afirma.

Para o professor de filosofia Cassiano Cordi, aposentado pela Universidade Federal do Paraná, certamente o satélite natural da Terra exerce algum poder, já que ele faz parte de um conjunto global que é o universo. Ele acredita que a interferência pode se dar através da gravidade, embora ainda exista muitas dúvidas sobre assunto.

Cordi diz que muitos mitos foram criados sobre o assunto. Existe até a hipótese de que a lua cheia cause uma expansão do líquido cerebral, responsável pelo chamado “ataque de loucura da lua cheia”. Também se especula que esta fase lunar altere o comportamento de animais. Mas ainda não se sabe se isto ocorre, nem em que grau.

A jornalista e astróloga Dirce Alves afirma que a lua cheia interfere em relacionamentos. Quem começa algo nesta fase pode ter a certeza que será duradouro, apesar das crenças populares, pregarem o contrário. O período também é favorável ao planejamento de atividades para serem concretizadas na lua nova, como a inauguração de empresas, lançamento de produtos e fazer publicidade. A astróloga também comenta que a incidência de crimes, segundo trabalhos de criminologia, é maior na lua cheia. Por fim, ela diz que esta fase corresponde à oposição Lua?Sol, que assemelha-se a um conflito entre nossos valores masculinos e nossos valores femininos, entre o consciente e o inconsciente.

Voltar ao topo