Jornais argentinos destacam tensão Brasil-Venezuela

O clima de tensão entre os governos da Venezuela e do Brasil está sendo atentamente acompanhado pelos principais jornais argentinos desde a última sexta-feira. O assunto é o principal destaque da editoria internacional do La Nación, em sua edição desta segunda: "a tensão entre Lula e Chávez pelo fechamento de um canal (de TV) não cede".

"Sobre o debate pela liberdade de expressão na Venezuela, os duros ataques verbais cruzados entre os dois presidentes se aprofundaram ontem", diz o La Nación. O jornal relata os entreditos e recorda que a polêmica em torno do fechamento da RCTV (Rádio Caracas Televisão) ameaça trasladar-se para a Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e ao Parlamento do Mercosul.

"Além de complicar a agenda da OEA, a polêmica ameaça instalar-se no Mercosul, bloco ao qual Venezuela deseja integrar-se como membro pleno após cumprir seu atual processo de adesão", destaca. O Clarín qualificou os discursos e ataques de Chávez contra o Congresso do Brasil como um novo "ex-abrupto" que exaspera os ânimos.

Voltar ao topo