Irã defende que ‘elementos estrangeiros’ saiam da Síria

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, defendeu nesta sexta-feira a saída de “todos os elementos estrangeiros” envolvidos no conflito sírio, para que assim a população do país possa decidir por si só seu futuro.

A declaração do chanceler iraniano foi feita em um painel de debate sobre o Oriente Médio durante o Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade suíça de Davos.

Zarif afirmou que o Irã defende uma solução negociada para a guerra civil iniciada há quase três anos na Síria, assim como o fim da ajuda externa aos grupos armados que tentam depôr o presidente Bashar Assad e a admissão por todos os envolvidos de que não existe solução militar para a crise síria.

O Irã é um dos principais aliados externos de Assad. A república islâmica é criticada pelo Ocidente por seu apoio ao grupo xiita libanês Hezbollah, que combate ao lado do exército sírio. Ao mesmo tempo, a Arábia Saudita e outras monarquias sunitas do Golfo Pérsico fornecem armas e dinheiro aos rebeldes contrários a Assad. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo