Interpol emite alerta após caso de cartas-bomba

O serviço de polícia global Interpol divulgou um alerta hoje para ajudar as forças dos Estados-membros a descobrir bombas disfarçadas, como as que a rede extremista Al-Qaeda mandou na semana passada a partir do Iêmen. O comunicado, tornado público, contém fotos e detalhes técnicos das bombas, descobertas e neutralizadas em aeroportos em Dubai e no Reino Unido, após alertas de inteligência.

As cartas-bomba tinham como alvo vários endereços, entre eles sinagogas nos Estados Unidos. O braço da Al-Qaeda no Iêmen, a Al-Qaeda na Península Arábica, reivindicou a responsabilidade pelo envio dos sofisticados dispositivos.

O secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, disse que a informação divulgada permitirá que as autoridades tomem medidas apropriadas para identificar dispositivos do tipo potencialmente letais.

A inteligência dos EUA acredita que as cartas-bomba, endereçadas a mesquitas em Chicago, mas que poderiam explodir durante os voos, foram obra do militante saudita Ibrahim Hassan al-Asiri, um membro da Al-Qaeda no Iêmen. As informações são da Dow Jones.