Incêndio destrói asilo e mata 18 na África do Sul

Dezoito idosos morreram após um incêndio ter atingido o asilo onde eles viviam nos arredores de Johannesburgo, informaram hoje os serviços de emergência da África do Sul, enquanto investigadores vasculhavam o que sobrou do prédio para tentar determinar o que provocou o desastre.

Médicos disseram que outras 84 pessoas foram resgatadas do asilo Peter Wessels, 60 quilômetros ao sudeste de Johannesburgo. Uma das vítimas morreu de ataque cardíaco após ter sido retirada do asilo em chamas e levada a uma igreja vizinha. O incêndio começou no final da noite de domingo. A agência de resgates NetCare disse que 17 corpos foram retirados dos escombros. Três dos sobreviventes foram hospitalizados para tratamento das queimaduras.

Zweli Dlamini, um funcionário municipal, disse que serão necessários testes de DNA para identificar alguns dos mortos. A ministra de Serviços Sociais da África do Sul, Edna Molewa, enviou uma mensagem de pêsames às famílias e amigos dos idosos mortos. “É chocante que esses idosos tenham perdido a vida totalmente indefesos, sob essas circunstâncias”, disse, em comunicado.