Hillary suspende campanha e anuncia apoio a Obama

A senadora Hillary Rodhan Clinton declarou neste sábado (7) a suspensão de sua campanha para a presidência dos Estados Unidos e anunciou seu apoio ao virtual candidato Democrata Barack Obama. Ao lado do seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha de ambos Chelsea, Hillary declarou que está do lado de Obama para dizer "’sim, nós podemos’ ajudar os democratas a voltar para a Casa Branca", usando o slogan da campanha do rival.

Com uma afiada equipe de campanha e um popular marido que governou o país por oito anos, Hillary era vista inicialmente por muitos como imbatível na corrida pela indicação democrata. Mas as esperanças dela de se tornar a primeira mulher a governar os Estados Unidos naufragavam conforme Obama consolidava uma vantagem que lhe permitiu ser o primeiro negro candidato à presidência de um grande partido no país.

Na eleição geral, Obama enfrentará John McCain, veterano senador que eficientemente garantiu a nomeação republicana em março. Algumas das polarizações já apontadas entre eles incluem a idade dos candidatos e a condução da guerra no Iraque. Obama, de 46 anos, se opõe à guerra. Já McCain, de 71 anos, é um ex-prisioneiro do conflito do Vietnã e apóia a atual missão militar em território iraquiano.

Voltar ao topo