Hamas deve libertar soldado de Israel, diz jornal

O cabo israelense Guilad Shalit, capturado pelo Hamas há três anos quando patrulhava a região de fronteira com a Faixa de Gaza, deve ser levado em breve para o Egito. A informação foi revelada ontem por diplomatas europeus que pediram anonimato. Eles disseram ao jornal israelense “Haaretz” que a transferência deverá ocorrer “nas próximas horas ou dias”.

O envio de Shalit ao Egito seria a primeira etapa de um acordo entre facções rivais palestinas mediado pelo governo egípcio. Estados Unidos e Síria estariam também colaborando com o arranjo diplomático. O soldado israelense seria usado como um “depósito caução” para assegurar a totalidade da troca de prisioneiros entre Hamas e Fatah, disseram os diplomatas. Autoridades israelenses não comentaram as informações.

O acordo preveria a troca de militantes e a abertura das fronteiras entre Israel e a Faixa de Gaza, totalmente bloqueadas desde julho de 2007. Não está claro se palestinos que estão em prisões israelenses também serão libertados como parte do acordo. Ontem, ocorreram em Israel várias cerimônias em homenagem ao terceiro aniversário da captura de Shalit, quando ele tinha 19 anos.

Voltar ao topo