Família de Jean Charles recebeu indenização, diz jornal

A polícia de Londres anunciou hoje que chegou a um acordo de compensação com a família do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto a tiros por agentes de segurança em 2005 numa estação do metrô londrino. Jean Charles foi morto a tiros em 22 de julho de 2005, quando os agentes buscavam supostos terroristas envolvidos nos ataques ao sistema de transportes da cidade.

Paul Stephenson, chefe da polícia de Londres, e a família do brasileiro emitiram um comunicado conjunto dizendo que ambas as partes estavam de acordo e que o caso foi retirado dos tribunais porque houve um acordo extrajudicial.

A família disse que a compensação lhe permitirá continuar com a vida. Stephenson pediu novamente perdão pela morte.

O acordo foi informado mais cedo pelo jornal londrino “The Daily Telegraph” em sua página na internet.

De acordo com o periódico, a família receberia cerca de 100 mil libras esterlinas, ou um terço da quantia pleiteada como indenização. Fontes citadas pelo jornal sugeriram que os fatos de Jean Charles ser solteiro e estrangeiro, e de sua família ser relativamente pobre teriam influenciado o acordo.

Duas semanas antes da morte sua morte, quatro homens-bomba promoveram atentados suicidas que provocaram a morte de mais 52 pessoas em três estações de metrô e um ônibus na capital britânica. Um dia antes da morte de Jean Charles houve uma tentativa fracassada de novos atentados contra Londres.

Voltar ao topo