Exército ajuda vítimas das inundações em Québec

Soldados canadenses foram deslocados para o sudeste de Québec hoje para ajudar as vítimas das inundações, depois que 3 mil pessoas foram retiradas da área. O premiê de Québec, Jean Charest, disse que o exército foi convocado devido às circunstâncias extraordinárias. Foram enviados 500 soldados e 100 reservistas. “É comum termos inundações em Québec na primavera, mas essa é diferente e parece que não vai parar”, disse Charest.

Casas e lojas ficaram debaixo d’água no Vale Richelieu depois que os níveis de água subiram 1,2 metro acima do normal hoje e espera-se que a chuva continue até sábado.

Oficiais de emergência disseram que é a pior inundação na região em 150 anos. A agência Environment Canadá disse que a nevasca de inverno mais forte que o normal e a chuva contínua dessa semana são responsáveis pela inundação.

A organização também constatou que a neve nos Montes Adirondacks nos Estados Unidos derreteu e foi para o lago Champlain e, com a chuva dessa semana, um volume surpreendente de água desceu pela fronteira até o rio Richelieu.

O primeiro-ministro, Stephen Harper, disse que o governo vai ajudar com todos meios necessários. “Nossos pensamentos e orações estão com as famílias do Vale Richelieu durante as inundações devastadoras que atingiram a região neste mês”, declarou.

“Quero assegurar às famílias afetadas e seus entes queridos que o governo do Canadá está pronto para assistir às pessoas de Québecneste momento difícil”. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo