EUA considerados responsáveis pelo desastre climático

As mudanças climáticas terrestres provocadas pelo homem são as piores armas de destruição em massa contra a humanidade, ainda mais perigosas que as bombas nucleares, químicas ou biológicas, afirmou um especialista britânico em meteorologia.

John Houghton, ex-membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e especialista do Escritório Meteorológico Britânico (BMO), declarou em Londres que o impacto causado pelo aquecimento da Terra “é pior que as piores armas de destruição em massa”.

Houghton criticou, além disso, o premiê britânico Tony Blair por suas políticas de meio ambiente, mas acrescentou que o maior responsável pelo desastre climático do mundo continua sendo os Estados Unidos, “que produzem um quarto dos gases do efeito estufa”.

“Os Estados Unidos, em um épico abandono de liderança, são responsáveis por essas ameaças ao meio ambiente, mas Blair, provavelmente para não ofender o presidente George W. Bush, também está seguindo essas políticas. Como o terrorismo, essas armas climáticas não conhecem limites nem fronteiras”, declarou Houghton.

“Elas podem atacar em qualquer parte, em qualquer forma, como, por exemplo, ondas de calor, inundações ou tempestades de grandes proporções”. O cientista britânico disse, além disso, que apenas em maio passado os Estados Unidos foram vítimas de 562 tornados, que causaram a morte de 41 pessoas.

“Nos países em desenvolvimento, no entanto, essa situação é ainda pior. Na Índia, por exemplo, neste ano se viram temperaturas de até 49 graus centígrados, nove a mais do que o normal”, acrescentou o especialista.

John Houghton advertiu, por fim, que uma vez que esses processos comecem a se desencadear com ferocidade e mais potência, para a Terra “as conseqüências serão desastrosas”.

Voltar ao topo