Em coma desde 2006, Ariel Sharon completa 80 anos

O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon completa 80 anos de vida nesta terça, mais de dois anos depois de ter sofrido um derrame e entrado em coma enquanto exercia o cargo. Sharon, um polêmico ex-general, liderou o governo de Israel de 2001 até janeiro de 2006, quando teve o derrame cerebral. Ele não recobrou a consciência desde então e permanece no Centro Médico Sheba, nos arredores de Tel-Aviv.

Dov Weisglass, ex-assessor de Sharon, disse hoje que houve poucas mudanças em seu estado no último ano: ele respira sem a ajuda de aparelhos e seus sinais vitais são bons, o que significa que sua atual condição pode se estender por mais tempo. Mas, "entendo que os médicos não estão otimistas quanto a possibilidade de ele sair do coma", lamentou Weisglass.

A equipe médica move Sharon para manter a circulação e evitar feridas. Seus olhos muitas vezes se abrem involuntariamente, e familiares o visitam freqüentemente.

O aniversário de Sharon ocorre um dia antes de seu filho mais velho, Omri Sharon, de 43 anos, começar a cumprir uma sentença de sete meses de prisão por levantamento ilegal de fundos durante uma das campanhas eleitorais do pai. Omri se declarou culpado de levantamento ilegal de fundos na campanha de 1999 de seu pai à liderança do direitista radical Partido Likud. O próprio Sharon foi investigado no caso mas nunca foi indiciado.

O atual primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, assumiu temporariamente o cargo depois do derrame de Sharon, e então venceu as eleições de março de 2006.

Voltar ao topo