Duarte Frutos pede tumulto a colorados e segurança a militares

De acordo com uma fonte do governo, o presidente Nicanor Duarte Frutos teria instruído os presidentes colorados das seções eleitorais a causar tumulto nos locais de votação que registrarem a perda de seu partido (PC) ou não permitirem o esquema de fraudes, divulgou o jornal ABC Color.

Segundo a fonte, o presidente pretende, com os tumultos, suspender as eleições por pelo menos mais um ano, tempo em que o PC continuaria no poder e arranjaria uma forma de ser reeleito.

Paradoxalmente, o mesmo Duarte Frutos ordenou o aquartelamento de tropas do exército e da polícia para garantir a segurança das votações de amanhã.

O comandante das Forças Armadas paraguaias, general Bernardino Soto, disse que as tropas estão nos quartéis desde sexta-feira e anunciou um forte esquema de segurança, que contará com dez mil policiais.

O presidente destacou que os militares vão "preservar a ordem" e garantiu que a população pode "votar com tranqüilidade, porque o governo estará resguardando a segurança, a ordem e a propriedade privada".

Pela primeira vez, em 61 anos na presidência do Paraguai, o Partido Colorado corre o risco de não se reeleger. A candidata governista, a ex-ministra da Educação Blanca Ovelar, aparece na maioria das pesquisas em segundo lugar, perdendo para o ex-bispo Fernando Lugo, da opositora Aliança Patriótica para a Mudança (APC).

Voltar ao topo