Cuba vive momento “muito especial”, diz arcebispo de Havana

O arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, disse que Cuba vive um momento "muito especial", marcado por "um alento de mudança", e enfatizou que a Igreja Católica observa esse processo "com esperanças".

Em uma entrevista à revista Temas, de Havana, reproduzida pela publicação digital Espacio Laical, Ortega disse que no país "se iniciou uma etapa de muita reflexão e debate, que se pode notar no povo, às vezes nos meios eletrônicos, ainda não em todos, nem sempre, mas aí está presente este alento de mudança para que as coisas melhorem e cresça a felicidade em nosso povo". "É um momento interessante, que olhamos com esperanças", apontou.

Sobre as relações atuais entre a Igreja e as autoridades cubanas, disse que são "boas… ainda que possam melhorar, com maior grau de abertura para a Igreja".

"Me refiro, por exemplo, aos meios de comunicação. Os bispos tiveram possibilidade de falar no rádio em várias províncias de Cuba devido à festa da Virgen de la Caridad, a Semana Santa, o Natal; isso foi muito bom e eu apóio, pois as redes de rádio das províncias têm muitos ouvintes", disse.

Para ele, "seria preciso pensar, no futuro, em algum programa transmitido não só de modo eventual, mas com periodicidade, mensal ou semanal".

Voltar ao topo