mundo

Coreia do Sul reafirma que custos com sistema antimíssil ficarão a cargo dos EUA

A casa presidencial de Seul, a chamada Casa Azul, informou que o conselheiro da Segurança Nacional da Casa Branca, tenente Herbert McMaster assegurou que os Estados Unidos não buscarão dinheiro sul-coreano para o Terminal de Defesa Aérea de alta altitude (THAAD, na sigla em inglês), que está sendo instalado atualmente na Coreia do Sul.

O presidente Donald Trump disse na semana passada que faria com que o aliado asiático pagasse US$ 1 bilhão para o sistema de defesa antimísseis.

A Casa Azul afirmou em um comunicado neste domingo que McMaster e o diretor de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Kim Kwan Jin, conversaram por telefone e reafirmaram o acordo bilateral prévio sobre custo para a implantação do THAAD.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul havia declarado anteriormente que, segundo um acordo estabelecido durante o governo do antecessor de Trump, Barack Obama, a Coreia do Sul ofereceria o terreno e a infraestrutura para o THAAD, mas não arcaria com custos de instalação e manutenção do sistema.

Fonte: Associated Press

Voltar ao topo