Ciclone em Mianmar deixa 351 mortos

Mais de 350 pessoas morreram em Mianmar durante a passagem de um devastador ciclone que derrubou a rede distribuição de energia em Rangum, a capital comercial do empobrecido país, e destruiu milhares de casas, informou a mídia local neste domingo (4).

A emissora de televisão Myaddy, controlada pelo Exército de Mianmar, informou que cinco regiões foram declaradas áreas de desastre depois das tempestades de sábado. Os ventos do ciclone tropical Nargis alcançaram 190 quilômetros por hora.

De acordo com a emissora militar, 351 pessoas morreram, entre elas 162 que viviam na ilha de Haing Gyi, na costa sudoeste do país. Muitas outras pessoas morreram no delta do Irrawaddy.

Três de cada quatro imóveis de Labutta, uma cidade na região de Irrawaddy, desabaram por causa da força da tempestade."O delta do Irrawaddy foi extremamente castigado não apenas por causa dos ventos, mas também por causa das fortes chuvas", comentou Chris Kaye, coordenador interino das Nações Unidas para questões humanitárias em Rangum.

A agência local de meteorologia previa que o ciclone poderia elevar as marés 3,7 metros acima dos níveis normais, mas não havia informações disponíveis hoje sobre a elevação das marés. A ONU tentou enviar equipes para avaliar os danos neste domingo, mas os esforços foram prejudicados pelos destroços nas estradas. Agentes da ONU tentaram novamente amanhã chegar às áreas afetadas, disse Kaye. Ele disse não dispor de mais informações porque os serviços de comunicações foram duramente afetados pelas tempestades.

Voltar ao topo