Chineses descobrem ossos de dinossauro gigantesco

Os restos de um dinossauro gigantesco e parecido com uma ave, embora também alto como um tiranossauro, foram descobertos na China, em um achado surpreendente que indica um processo evolucionário mais complicado para as aves do que inicialmente se acreditava, disseram os cientistas nesta quarta-feira (13). Os restos do dinossauro, ossos fossilizados das duas pernas do animal, têm 70 milhões de anos. Segundo os cientistas, o animal tinha um corpo gigantesco, bico, crista e uma cabeça pequena. Os cientistas não conseguiram determinar ainda se o animal era herbívoro ou carnívoro, ou ambas as coisas.

Os ossos fossilizados foram descobertos no sítio de Erlian, na região chinesa da Mongólia Interior. Os ossos fossilizados indicam que o animal tinha cinco metros de altura e oito metros de comprimento, e devia pesar cerca de 1.400 quilos, informou o professor Xu Xing, um paleontologista do Instituto de Paleontologia de Vertebrados em Pequim, que conduziu a pesquisa. Os ossos fossilizados do dinossauro descoberto na China indicam que ele tinha um comprimento parecido com o do Tyranossaurus Rex um gigante carnívoro. O dinossauro encontrado na China foi chamado de Giganraptor Erlianensis.

O achado surpreendeu os cientistas porque, até agora, as teorias sugeriam que os dinossauros carnívoros diminuíram de tamanho conforme seu corpo foi se assemelhando ao das aves. A equipe classificou o Giganraptor na família dos Oviraptor, do subgrupo dos terópodes. Acredita-se que os terópodes foram os antepassados dos pássaros que vivem na Terra hoje em dia. O bico as longas patas e um crânio pequeno com uma crista estreita são algumas das muitas semelhanças entre o dinossauro recém-descoberto e a família dos Oviraptors.

Mas os 1.400 quilos estimados para o peso do Gigantoraptor superam em 35 vezes os dos Oviraptors, geralmente animais pequenos que tinham uma massa corporal raramente superior a 40 quilos. Sua grande envergadura indica que a diversidade morfológica entre os dinossauros é maior do que o que se pensava. "Isso é como se um rato tivesse o tamanho de um cavalo " disse Xu. "A informação é muito importante para os nossos estudos, que traçam como aconteceu o processo da evolução dos dinossauros em pássaros. O processo foi muito mais complicado do que imaginávamos," disse o cientista.

Voltar ao topo