China e Índia fazem primeira manobra militar conjunta

As primeiras manobras militares conjuntas da história entre tropas da China e da Índia ajudarão a consolidar a estabilidade na região, afirmou nesta quinta-feira (20) o Ministério do Exterior chinês, acrescentando que uma disputa fronteiriça de décadas não sabotará esforços para melhorar as relações entre os dois países. Cerca de 100 soldados de cada país participam das manobras de nove dias que teve início ontem na província de Yunnan, sudoeste da China, informou a agência de notícias Xinhua.

Tropas terrestres da Índia e da China – que lutaram em uma breve mas sangrenta guerra de fronteira no Himalaia, 45 anos atrás – nunca haviam realizado antes exercícios militares conjuntos. "O treinamento conjunto (…) visa fortalecer o entendimento mútuo e a confiança entre os dois países, especialmente entre os dois exércitos", disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Qin Gang. "A China e a Índia são importantes vizinhos e os dois maiores países em desenvolvimento do mundo.

As marinhas indiana e chinesa promoveram exercícios conjuntos de busca e resgate na costa de Xangai em novembro de 2003. Os laços bilaterais têm se consolidado em diversos campos nos últimos anos. O comércio é crescente e os dois países planejam uma colaboração na exploração de petróleo e na tecnologia de informação. Entretanto, eles ainda têm de resolver uma disputa sobre uma área de 125 mil quilômetros quadrados ao longo da montanhosa fronteira comum. Nenhuma solução foi alcançada em 11 rodadas de negociações.

Voltar ao topo