Chile anuncia visita sanitária ao Brasil e pode rever veto à carne

Autoridades chilenas anunciaram nesta sexta-feira (25) uma visita a fábricas de abate de carne bovina no Brasil, com o objetivo de retomar as importações do produto de vários estados do país.

O acordo é resultado de intensas negociações realizadas desde segunda-feira em Santiago por uma delegação brasileira liderada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Brasil, Inácio Kroetz.

Atualmente, o Brasil só pode exportar para o Chile carne bovina produzida no Rio Grande do Sul, desde que, em 2005, as exportações de outros estados foram suspensas por causa das notícias de focos de febre aftosa. A intenção, agora, é liberar as exportações de onze estados, entre eles Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A ministra da Agricultura chilena, Marigen Hornkohl, destacou que o acordo “é fruto da fluida relação existente entre Chile e Brasil, que estão em um excelente pé, o que permite resolver de maneira rápida qualquer problema que possa surgir e, assim, fortalecer as relações diplomáticas e comerciais”.

Por outro lado, o diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Francisco Bahamonde, afirmou que o acordo “inclui não apenas os processos e avaliação das condições sanitárias, mas também processos de reconhecimento do sistema de inspeção e certificação para exportações de carne bovina brasileira e laticínios chilenos”.

Voltar ao topo