Peixes graúdos

Chefes do narcotráfico são detidos no México

Forças federais do México capturaram um dos fundadores do cartel La Familia Michoacana, Martín Rosales, e também um dos chefes do Sinaloa, Noel Salgueiro, cujo líder, Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, é o homem mais procurado do país.

Rosales foi detido pela Polícia Federal (PF) mexicana em Tejupilco, na fronteira entres os estados do México e de Michoacán. Sua prisão foi efetuada com a ajuda de informações da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, na sigla em inglês).

O chefe da Divisão Antidrogas da PF, Eduardo Pequeño, informou, em uma coletiva de imprensa, que o narcotraficante comandava uma célula do cartel na região onde foi encontrado.

Ele já havia sido preso em 1995 pela venda de heroína nos Estados Unidos. Cinco anos mais tarde ele era o encarregado de recrutar e treinar novos integrantes do cartel.

Noel Salgueiro, por sua vez, foi detido por oficiais do Exército. Ele é líder e fundador do grupo “Gente Nueva”, célula ligada a “El Chapo” no estado de Chihuahua, localizado no norte do país.

O porta-voz da força militar, Ricardo Trevilla, informou que Salgueiro foi capturado na cidade de Culiacán, em Sinaloa, onde fazia parte da mais alta hierarquia do cartel homônimo.

Hoje, centenas de pessoas ligadas a organizações civis, rurais e a sindicatos de professores marcharam pela avenida Miguel Alemán, a principal de Acapulco, para exigir o fim da violência na região.

A chamada guerra contra o narcotráfico, iniciada em 2006, após Felipe Calderón mobilizar tropas militares para combater os cartéis que atuam no México, já resultou em mais de 50 mil mortes no país.