Chávez sobe em pesquisa nas eleições venezuelanas

Em nova pesquisa do instituto Consultores 21, o candidato à Presidência da Venezuela da oposição, Henrique Capriles, aumentou sua vantagem sobre o atual presidente, Hugo Chávez. Na pesquisa, divulgada hoje, Capriles aparece com 51,8% dos votos, enquanto Chávez tem 47,2%. A margem de erro é de 2,58%.

Embora Chávez também tenha subido com relação à última pesquisa do instituto, a diferença entre ele e Capriles aumentou. A parcial anterior a essa dava 48,9% das intenções de voto a Capriles e 45,9% para Chávez. Ou seja, a diferença que era de três pontos percentuais subiu para 4,6%.

A pesquisa do Consultores 21 entrevistou 1.500 venezuelanos entre 27 de setembro e 2 de outubro.

As pesquisas eleitorais venezuelanas têm sido bastante discrepantes. Institutos de pesquisa como Datanalisis, Hinterlaces, Gis XXI e IVAD dão ampla vantagem a Chávez. Outros, como o Varianzas, mostra uma margem apertada entre os dois. No entanto, apenas o Consultores 21 apresenta Capriles como líder da disputa. Tanta diferença entre os resultados torna o papel dos institutos polêmico.

Recentemente, Capriles chegou a afirmar que “as únicas pesquisas que não mudaram são as pagas pelo governo.”

Chávez, há 14 anos no cargo, concorre ao terceiro mandato. No entanto, essa é a primeira vez em que ele está realmente ameaçado pelas pesquisas. Sua campanha de 2012 foi afetada por seu tratamento de câncer, que o impediu de realizar alguns atos.

Na quinta-feira, ambos os candidatos encerraram suas campanhas. A eleição acontece no domingo.