Carro-bomba mata seis crianças no sul do Afeganistão

Um suicida detonou hoje o carro cheio de explosivos no Afeganistão, ele dirigia o veículo perto de um caminhão que levava policiais para o trabalho. O ataque matou seis crianças que estavam nas proximidades.

A explosão aconteceu perto de um mercado, no distrito de Dan, oeste de Kandahar, segundo o chefe do governo distrital, Ahmadullah Nazak. “Eu me joguei no chão, então ouvi uma segunda explosão”, disse Nazak. “Ela atingiu nosso carro, mas eu não me feri”.

O Ministério do Interior havia informado inicialmente que cinco crianças haviam morrido em decorrência da explosão. Nazak disse que uma sexta morreu após o incidente. Um guarda-costas que dirigia o carro de Nazak ficou ferido.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela ação, embora ela siga o padrão dos ataques realizados pelo Taleban contra funcionários do governo no sul do país. Forças adicionais norte-americanas foram enviadas para as províncias de Kandahar e Helmand, onde há forte presença do Taleban, e os insurgentes iniciaram uma campanha de ataques contra os aliados do governo afegão.

Militantes atacaram um outro funcionário do governo no leste do país. O comboio de um conselheiro do presidente foi atingido por uma bomba ativada por controle remoto que estava escondida num riquixá, na cidade de Jalalabad, informou Ghafar Khan, porta-voz policial da província de Nangarhar. O conselheiro, Wahidullah Sabaoun, ficou ferido, mas sem gravidade, disse Khan.

Otan

Na província do Nuristão, leste do país, tropas afegãs e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) atacaram as vilas de Bachancha e Badmuk, que estavam sob o domínio de combatentes do Taleban, matando mais de 30 insurgentes, informou a Otan, em comunicado. Dois soldados afegãos também morreram. Funcionários afegãos no Nuristão confirmaram as informações.

Os ataques são parte de um esforço para promover a segurança na área ao redor da vila de Barg-e-Matal, cujo controle nos últimos meses tem se alternado entre os insurgentes e o governo.

Tropas afegãs e da coalizão detiveram um alto comandante do grupo Haqqani, ligado à Al-Qaeda e baseado no vizinho Paquistão, informou o comando da Otan. O comandante, cujo nome não foi divulgado, foi detido na província de Khost com “vários” supostos insurgentes. Acredita-se que eles planejavam ataques relacionados às eleições parlamentares afegãs, marcadas para 18 de setembro, informou a Otan.