Brasileiros são bem-vindos na Espanha, afirma chanceler espanhol

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, afirmou nesta terça-feira (29) que os brasileiros que visitam a Espanha são bem-vindos e que os governos da Espanha e do Brasil estão trabalhando para que episódios como os vividos por estudante brasileiros não se repitam. O número de turistas brasileiros barrados na Espanha diariamente caiu de 20 para cerca de 4 ou 5, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que atribuiu a queda a uma conversa com Moratinos, em março, e a um acordo assinado no início de abril pelos dois países para evitar possíveis excessos cometidos contra brasileiros no controle migratório espanhol.

O número não é o ideal, mas temos que ter uma cooperação de autoridades policiais mais ampla, porque também não interessa ao Brasil que haja atividades ilegais em que alguns brasileiros possam estar envolvidos. O que é preciso é distinguir o joio do trigo, é não pagar o inocente pelo pecador, afirmou Amorim.

De acordo com o chanceler brasileiro, entre as medidas acordadas pelos dois países está a instalação de um caixa eletrônico na área de controle migratório, ao alcance dos passageiros retidos. É preciso garantir respeito s condições das pessoas, como acesso s bagagens e boas condições de tratamento mesmo aos que não foram admitidos, avaliou.
Os dois ministros garantiram que uma possível crise diplomática entre os dois países está superada. As relações entre países não são páginas, são um grande livro. A gente pode dizer que essa página foi virada, agora, o romance das relações vai continuar e nós continuaremos atentos, comparou Amorim.

Moratinos afirmou que Brasil e Espanha têm afinidades históricas e que, apesar dos "mal-entendidos consulares", há uma ótima colaboração entre as autoridades dos dois países.

Voltar ao topo