Berlusconi defende compra da Alitalia por empresarios italianos

O ex-premier italiano e candidato a chefe de governo pelo partido Povo da Liberdade (PDL), Silvio Berlusconi, disse nesta quarta-feira (19) que a oferta apresentada pela Air France-KLM para a aquisição da companhia aérea Alitalia contém "condições inaceitáveis", prejudiciais "não só para a companhia, mas para todo o sistema do país".

Em entrevista a um telejornal italiano, o ex-premier declarou que com a compra da Alitalia pela Air France-KLM, "o aeroporto de Malpensa (próximo a Milão, ndr) será privado de seu status de escala internacional, ou seja, os empresários do norte da Itália deverão viajar a Paris para alcançar destinos na Europa e no resto do mundo".

"Não se pode renunciar a uma política de transportes do Estado italiano. Não se pode renunciar, como quer a Air France, a ter aviões de carga a partir de 2010 ou 2011 e pelo o que percebo as condições estabelecidas pela Air France são absolutamente inaceitáveis", disse Berlusconi.

Para o ex-premier, o modo como foi enfrentada a crise da Alitalia foi insatisfatório, já que "o que foi feito foi uma negociação privada com a Air France, com base em condições claramente inaceitáveis". Berlusconi apelou para o "orgulho nacional" dos empresários italianos, para que os mesmos se unam e comprem a companhia aérea.

Voltar ao topo