Ahmadinejad nomeia ministro ‘interino’ do Petróleo

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nomeou hoje Mohammad Aliabadi como ministro “interino” do Petróleo. A decisão é tomada após uma disputa entre Ahmadinejad e o Parlamento, por causa da decisão do presidente de assumir pessoalmente o comando do setor mais estratégico do país.

Em comunicado divulgado no site da presidência, Ahmadinejad disse que havia emitido um decreto apontando Aliabadi “como o interino no Ministério do Petróleo”. Ontem, o Parlamento iraniano aprovou o envio de uma reclamação ao Judiciário contra Ahmadinejad, acusando-o de se declarar ilegalmente como titular da pasta.

A medida parlamentar foi vista em grande medida como simbólica, para mostrar a força da oposição ao presidente, sobretudo entre parte dos conservadores do país. As tensões entre o grupo do líder e a ala conservadora pioraram nos últimos meses, quando Ahmadinejad emitiu decretos demitindo ministros e fundindo três ministérios. Membros do Legislativo reclamaram dos decretos, dizendo que isso acaba minando a autoridade deles.

Em maio, o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, interveio na crise entre o presidente e os conservadores e determinou que o presidente revisasse a demissão do ministro da Inteligência. Ontem, porém, 165 dos 198 parlamentares votaram a favor de enviar o caso de Ahmadinejad no comando do Ministério do Petróleo para o Judiciário. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo