MPF pede que empresas de telefonia celular informem sobre golpes

O procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Sérgio Cruz Arenhart, solicitou às operadoras de telefonia celular que informem, nas contas telefônicas, a existência de golpes aos usuários em nome das empresas. Com essa medida, o procurador acredita que a população ficaria mais informada e seria possível minimizar a possibilidade dos golpes.

Constantemente vêm ocorrendo situações em que criminosos se fazem passar por representantes de operadoras de telefonia e pedem informações, depósitos ou créditos de celulares, por exemplo, em troca de benefícios inexistentes. Em um dos golpes noticiados por cidadãos no Ministério Público Federal (MPF), o usuário recebeu uma ligação de um ?representante? da TIM, Brasil Telecom e Nestlé. Ele avisou ao usuário que havia recebido vários prêmios por estar com a conta telefônica em dia. Em troca, teria de apresentar produtos Nestlé e cartões telefônicos pré-pagos.

Além de enviar ofício às operadoras de telefonia celular (TIM, Claro, Vivo, Brasil Telecom) solicitando a informação nas contas telefônicas, o PRDC também encaminhou ofício à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo informações sobre eventuais providências adotadas para minimizar o risco de que esses golpes continuem acontecendo.

Voltar ao topo