Morte do “Caçador de Crocodilos” foi filmada

Um vídeo dos últimos momentos do zoólogo Steve Irwin mostrou o apresentador do programa Caçador de Crocodilos arrancando de seu peito o aguilhão venenoso da raia que o matou, disseram nesta terça-feira (05) autoridades. Um espírito de comoção tomou conta da Austrália devido à morte do querido naturalista famoso por se aproximar demais de animais perigosos.

Segundo a polícia, que assistiu ao vídeo, não há suspeitas sobre as circunstâncias envolvendo a morte de Irwin, que foi mortalmente ferido por uma raia enquanto filmava um documentário sobre o animal no litoral nordeste da Austrália, na Grande Barreira de Corais. Policiais disseram que Irwin não provocou nem intimidou o animal, que teria se sentido acuado tendo o Caçador de Crocodilos acima dele e o cinegrafista à sua frente. A raia é normalmente uma espécie tranqüila que usa seu aguilhão serrado apenas para defesa. Morte de pessoas pelo peixe é muito rara.

John Stainton, empresário de Irwin que estava entre a equipe de televisão na barreira de corais, disse que o ataque fatal foi gravado em videoteipe, e contou que assistir às imagens de seu amigo morrendo foi uma experiência "terrível". "Elas mostram que Steve veio por cima da raia e ela levantou a cauda, e o espetou no peito, e ele arrancou o aguilhão e no minuto seguinte ele está morto", relatou Stainton a repórteres em Cairns, para onde o corpo de Irwin foi levado para autópsia.

A fita da morte de apresentador do Caçador de Crocodilos foi apreendida pela polícia do Estado de Queensland como evidência para o inquérito do legista – um procedimento padrão em caso de morte por causas não naturais. Irwin, de 44 anos, fazia a filmagem para um projeto com sua filha Bindi, de 8 anos, que deveria ser apresentado no ano que vem nos Estados Unidos.

Seu corpo foi levado para a Costa Sunshine, onde sua mulher americana Terri, Bindi e seu filho Bob, de quase 3 anos, mantinham-se reclusos em sua casa perto do Austrália Zoo, um parque montado por Irwin. Não foram divulgados planos de funeral mas o premier de Queensland, Pete Beattie, disse que se houver permissão da família, será oferecido um funeral com honras estaduais.

O Parlamento da Austrália interrompeu sua sessão para que os líderes pudessem prestar homenagens a Irwin. "Ele era genuíno, especial, um australiano memorável e estou angustiado com sua morte", disse o premier da Austrália, John Howard.

Voltar ao topo