Mirante da Unilivre, em Curitiba, é liberado para visitação

O mirante da Universidade Livre do Meio Ambiente, no bairro Pilarzinho, foi liberado para visitação. O mirante, uma das principais atrações, ficou interditado durante as obras de revitalização da Unilivre, concluídas na semana passada. A Prefeitura de Curitiba entregará a revitalização em março, mês do aniversário da cidade.

Com 15 metros de altura, o mirante é formado por uma rampa de madeira que contorna o prédio principal da Unilivre. Do mirante é possível observar o lago, a pedreira e toda a vegetação nativa do bosque.

O mirante foi uma das recuperações feitas pela Prefeitura dentro do projeto de revitalização da Univilivre. Também foi reformada toda estrutura de madeira danificada pelo uso intenso e pela ação do tempo, além de pisos, vigas, pranchas, corrimãos e guarda-corpo.

"A Unilivre é um ícone ambiental e turístico da cidade, e desde sua inauguração, há mais de 10 anos, não recebia uma atenção tão especial. Além de dar um novo aspecto para o lugar, a reforma resolve a questão de segurança das instalações", diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Memorial Ucraniano

A revitalização da igreja ucraniana, no parque Tingüi, é outra importante obra em andamento. Construída toda em madeira, a Igreja, que faz parte do complexo do Memorial Ucraniano de Curitiba, passa por uma reforma geral no telhado, que estava danificado e com sérios problemas de infiltração.

Com 70% da obra já concluída, a previsão da Secretaria do Meio Ambiente é de terminar a reforma em 20 dias. Além da reforma do telhado, a Prefeitura está tratando a madeira a madeira do prédio, com impermeabilizante.

Instalada em 1995, a construção é uma réplica da igreja ucraniana São João Arcanjo, do município de Mallet (PR). A igreja de Curitiba foi transformada em museu e abriga objetos que contam a história do povo ucraniano.

Voltar ao topo