Ministro da Educação lança Projeto Presença para melhorar ensino básico

Com a finalidade de fazer um mapeamento completo de alunos, professores e escolas da educação básica de todo o país visando, principalmente, à melhoria da qualidade do ensino no setor, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lança hoje o Projeto Presença. A cerimônia será às 15 horas, no auditório do ministério.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participa da solenidade, com uma palestra sobre a importância da parceria do MEC na implementação do programa Bolsa-família. Uma das regras para o recebimento do benefício (Bolsa-família) pelos pais é que cada aluno matriculado tenha freqüência mínima de 85% em sala de aula.

A implantação efetiva do Projeto Presença ? tipo de censo escolar diferente do que vinha sendo feito até então, uma vez que usará o aluno como unidade de informação e não a escola ? passará por três etapas. A primeira é o cadastramento dos estudantes, com a criação de um Número de Identificação Social (NIS). Em seguida será criado o Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe), exclusivo para as escolas das redes públicas estaduais e municipais. A terceira e última fase do Presença é o Censo Escolar em Tempo Real, que vai permitir trabalhar com dados atuais à medida que as escolas forem informatizadas. Um dos objetivos desse censo sem defasagem de informações (em tempo real) é dar maior rapidez e eficiência na liberação de recursos públicos para o setor.

Voltar ao topo