Ministério faz parceria com rede norte-americana para difundir produção do país

O secretário de Fomento do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Xavier, formaliza, nesta sexta-feira, em Miami (EUA), um termo de parceria com a rede cultural americana Broward Center for the Performing Arts (BCPA) para difundir os trabalhos dos artistas brasileiros nos Estados Unidos.

O Broward Center integra uma rede com mais de 120 centros culturais espalhados pelos EUA. A Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, será o instrumento básico de financiamento. O objetivo é inserir o produto artístico brasileiro no mercado cultural americano, que movimenta anualmente U$ 600 bilhões.

Em novembro, o ministro Gilberto Gil deve ir à Miami para o lançamento oficial do programa, que contará com show de artistas brasileiros e um simpósio sobre intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.

Estão previstas reuniões para detalhar a implementação do programa e uma palestra do secretário Sérgio Xavier para artistas, produtores e empresários sobre o funcionamento da Lei Rouanet. "Desejamos estimular empresas presentes nos dois países a investirem em projetos culturais, possibilitando ampliar a presença da arte brasileira no mercado americano", diz Sérgio Xavier.

O chefe de gabinete do Ministério da Cultura, Adolpho Schindler Netto, também participará das reuniões, que englobarão discussões sobre a implantação de Pontos de Cultura internacionais.

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