Minipresídio de Ponta Grossa terá vagas para mulheres e adolescentes

A ampliação da Casa de Custódia Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, será concluída nas próximas semanas. Ao todo foram investidos R$ 547 mil na ampliação do local que contará com mais 42 vagas, sendo 32 para mulheres e 10 para adolescentes infratores, que não tinham acomodações adequadas na cidade. Na tarde desta segunda-feira (24), o secretário de Obras em exercício Nilson Pohl Ribas, vistoriou a ampliação.

O prefeito Pedro Wosgrau Filho disse que a reforma comprova a preocupação governo do Estado com a segurança pública. ?A necessidade de investimento vinha de muitos anos?, afirmou.

De acordo com o delegado-chefe da 13.ª Subdivisão Policial (Ponta Grossa) Noel Muchinski da Mota, responsável pelo minipresídio, a ampliação vai melhorar o trabalho dos funcionários e também vai oferecer melhores condições aos presos. ?Vai ajudar a reduzir o problema da superpopulação carcerária?, afirmou. Na sua delegacia, ficam as mulheres detidas no município. ?Agora elas terão espaço mais adequado com solário independente, assim como os adolescentes?, completou.

O delegado ressaltou que antes, os três policiais civis destacados para ajudar na segurança do minipresídio foram substituídos por nove auxiliares de carceragem, recém-contratados. ?Depois de anos, recebemos melhor infra-estrutura para trabalhar?, completou.

Ampliação

Os 450 metros quadrados de construção estão divididos entre uma ala feminina com sete celas e capacidade para seis mulheres cada, uma ala para adolescentes infratores com capacidade para dez jovens, uma sala de triagem, duas salas de espera, uma sala para revista, duas celas de isolamento com capacidade para quatro detentos, solário, recepção e área administrativa. No total, são 180 metros quadrados de área que serão ocupados para o setor administrativo e 270 metros quadrados de área que serão ocupados pelos detentos.

Investimentos

Ponta Grossa já foi beneficiada com a implantação do Projeto Povo e da Patrulha Escolar Comunitária, dois principais programas do Governo do Paraná para melhorar a Segurança Pública. O Projeto Povo atende aos bairros Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas, que são os mais populosos da cidade. Cada bairro é atendido por uma viatura exclusiva do Projeto entregue pelo Governo. Além do policiamento permanente nos bairros, com as viaturas, os policiais participam das reuniões entre os Conselhos de Segurança para encontrar soluções, junto à população, para diminuir a criminalidade nos bairros.

Para a Patrulha Escolar Comunitária foram enviadas cinco viaturas novas. São atendidas 44 escolas estaduais, e fornecido apoio aos demais estabelecimentos de ensino municipais e particulares da região.

Ao todo, desde 2003, o Governo do Paraná enviou apenas para a Polícia Militar 22 novos veículos, entre guinchos, microônibus, motos, e viaturas para a Patrulha Escolar e Projeto Povo. Foram enviadas também 52 novas armas, como pistolas, espingardas, carabinas e uma metralhadora. Além disso, os policiais militares receberam 320 coletes balísticos, 509 capacetes operacionais, celulares e 83 rádios HT.

Para a Polícia Civil, além da reforma do minipresídio, foram compradas nove veículos Gol e uma caminhonete Nissan Frontier. Os policiais civis receberam 144 novas pistolas calibre ponto 40 e a delegacia foi reequipada com novos computadores.

Voltar ao topo