Metalúrgicos realizam Seminário para unificar negociação coletiva no Paraná

Nos dias 10 e 11 de agosto, a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Paraná realiza o ?Seminário da Pauta Unificada de Negociação Coletiva dos metalúrgicos do Paraná?. Estarão presentes todas as lideranças dos sindicatos de metalúrgicos filiados à entidade, que somados representam cerca de 100 mil trabalhadores.

Com a unificação, a Federação dos Metalúrgicos do Paraná pretende gerar uma pauta reivindicações que será compartilhada em todo Estado, fortalecendo a categoria. A intenção é implantar e expandir para todas as regiões, bandeiras como redução da jornada de trabalho, Participação nos Lucros ou Resultados e políticas de saúde e segurança.

Histórico

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka, conta que até meados dos anos 1980, a pauta de negociação coletiva dos metalúrgicos era unificada no Paraná. No entanto, com a criação de novos sindicatos patronais no Estado e com o passar dos anos, as entidades sindicais passaram a fazer negociações regionais. Essa descentralização fez com que as conquistas ficassem desiguais de acordo com a localidade. Sendo assim, os sindicatos menos organizados, ou menos fortes, passaram a ter um déficit de conquistas se comparados com o sindicato da Grande Curitiba, por exemplo.

Avanços

De acordo com o Dieese, a categoria metalúrgica tem conquistado avanços importantes nos últimos anos, pois vêm conseguindo defender o salário da inflação, com reajustes salariais e aumento real. ?Os metalúrgicos tiveram uma situação diferente da renda média salarial do brasileiro. Enquanto a renda do brasileiro caiu fortemente entre 1998 e 2003, e teve estabilidade em 2004 e 2005, os metalúrgicos conseguiram defender o salário da inflação, com aumento real?, analisa o economista do Dieese, Cid Cordeiro.

Com a pauta unificada, conquistas como a redução da jornada de trabalho e a PLR, que já fazem parte da realidade de algumas regiões do Estado, poderão passar a se concretizar nas localidades menos favorecidas.

Serviço:
O Seminário será realizado nos dias 10 e 11 de agosto, na sede campestre do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que fica localizado na Estrada Velha de Joinville, 2304 – São José dos Pinhais. Telefone da sede campestre: (41) 3382-4138.

Voltar ao topo