MEC vai apoiar contratações de emergência de professores para ensino médio

O Ministério da Educação vai apresentar aos secretários estaduais de educação propostas para contratação, em caráter de emergência, de professores do ensino médio. Segundo nota divulgada pelo ministério, o governo federal vai dar apoio financeiro para estas contratações.

Estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2003, indica que, até 2010, a formação de docentes nas disciplinas mais críticas (matemática, física, química e biologia) deve ser 60% inferior ao mínimo necessário. Este quadro indica que podem faltar até 250 mil professores nos próximos anos.

Segundo a nota, o ministério poderá auxiliar na contratação temporária de professores da rede privada de ensino ou de bacharéis ? profissionais com curso superior, mas sem a licenciatura plena exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Outra opção é o uso do ensino à distância. Assim, os professores e pedagogos atuariam como mediadores em sala de aula. O ministério poderá também investir em projetos ou programas desenvolvidos pelas secretarias de educação que tenham resultados positivos.

Os recursos para estas alternativas virão dos R$ 470 milhões do orçamento do MEC destinados ao apoio dos sistemas estaduais para melhoria do ensino médio.

Voltar ao topo