Maringá terá Comitê de Mobilização contra a Dengue

A Secretaria de Saúde apresenta na tarde de hoje, em reunião no plenário da Câmara Municipal dados relativos ao controle da dengue na cidade. Glauco Oliveira, consultor do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) no Paraná, Sílvio Alexandre Oliveira Brandt, gerente estadual do PNCD, Natal Jathay, diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Mariângela Vecchi, coordenadora de Vigilância Ambiental e do PNCD em Maringá e Maria Tereza Coimbra, médica de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Roderlei Araujo, gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, explica que a reunião tem o objetivo de informar a população sobre a aplicação do programa nacional de controle da dengue em Maringá. ?Vamos apresentar a estrutura de que dispomos e como trabalhamos e também mostrar os índices nacionais e locais da doença?.

Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, Maringá vai implantar o Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, composto por representantes do governo e da sociedade civil. A convocação social será feita ao final da reunião desta segunda-feira, pelo secretário de Saúde, Paulo Mathias.

De acordo com o Ministério da Saúde, o mosquito transmissor da doença, Aedes Aegypti havia sido erradicado em vários países do continente americano nas décadas de 50 e 60, mas voltou na década de 70 por falhas na vigilância epidemiológica e pelas mudanças sociais e ambientais propiciadas pela urbanização acelerada da época.

Atualmente, o aedes é encontrado no continente americano numa larga faixa que se estende desde o Uruguai até o sul dos Estados Unidos. Já foram registrados surtos da doença na Venezuela, Cuba, Brasil e Paraguai. O fato do mosquito ser domiciliado, ou seja, se multiplicar nos recipientes que podem armazenar água de chuvas como garrafas, pneus e latas é um dos maiores impedimentos para conseguir sua erradicação.

O comitê

O Comitê Municipal de Combate à Dengue será implantado por meio de portaria assinada pelo secretário de Saúde, assim que as entidades convidadas a participar indiquem os representantes. Entre outras atribuições, o comitê vai ajudar a coordenar ações de educação ambiental e em saúde na cidade.

As entidades são as seguintes: Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, conselhos locais de saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Serviço Autárquico de Pavimentação e Obras Públicas, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria dos Transportes, Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, CIS-Amusep, 15ª Regional de Saúde, Associação dos Funcionários Municipais de Maringá, Sindprevs ? Delegacia de Maringá, Defesa Civil de Maringá, 4º Batalhão de Polícia Militar, Tiro de Guerra, Acim, Associação Cocamar, Associação dos Funcionários da UEM, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares, Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Maringá e região, Mitra Diocesana de Maringá, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, Sociedade Médica, Sociedade Rural, Anvisa ? Maringá, UEM, Uningá, Unifamma, Uniandrade e Cesumar.

Voltar ao topo