Lula e Putin brincam com cachaça de Salinas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma brincadeira, há pouco, durante discurso no almoço que ofereceu em homenagem ao presidente da Rússia, Vladimir Putin: "Embora o presidente Putin não beba bebida de alto teor alcoólico, nós vamos comemorar a presença dele, no Brasil, com uma cachacinha tipicamente brasileira", afirmou, antes de fazer o brinde, com aguardente de cana "Sabor de Minas", de Salinas, em Minas Gerais, que tem a fama de produzir a melhor cachaça do País.

No discurso, Lula manifestou sua satisfação com a vinda de Putin ao Brasil e lembrou que, durante muitos anos, ele (Lula) esteve prestes a visitar a Rússia, "mas sempre havia um problema político" que o impedia de fazer a viagem. "Não importa agora dizer quem causava os problemas, o que era grave, mas várias vezes, como dirigente sindical, fui impedido de ir à Rússia", complementou. Depois de comemorar a visita, pela primeira vez , de um presidente russo ao Brasil, Lula disse que pretende visitar a Rússia no ano que vem.

No almoço, que durou cerca de uma hora e só começou depois das 15h30, Lula deu de presente a Putin um DVD sobre Pelé lembrando que ele é o atleta do século e observando que não tinha importância o fato de Putin não falar português, "porque a arte do Pelé não fala, ela age". Ao agradecer, Putin também brincou, dizendo que a Rússia também tem bom futebol. Depois, concentrou sua curta fala na troca de elogios diplomáticos. Ele disse que o mundo está prestando atenção no aumento da influência e da popularidade do Brasil.

Voltar ao topo