Lula deve ter apoio da maioria dos novos senadores do Nordeste

Dos 18 senadores da região Nordeste eleitos ontem, dez devem apoiar o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva no 2.º turno, informa a Agência Nordeste. Lula também terá a vantagem de ter ao seu lado os senadores mais bem votados da Região.

O pefelista Antonio Carlos Magalhães foi o candidato ao Senado mais votado no Nordeste. Ele recebeu dos baianos 2,99 milhões de votos, de acordo com último boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também é da Bahia o segundo na lista. O ex-governador do Estado, César Borges, tem, até o momento, 2,8 milhões de votos. Ambos devem apoiar Lula.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), aparece em sétimo lugar na lista dos mais votados. Ele recebeu 1,30 milhão de votos. Édison Lobão (PFL), com quem ela fez dobradinha, teve 1,09 milhão. Roseana, que se dividiu no primeiro turno entre apoiar Lula e Ciro Gomes, reforçará a campanha do petista neste 2.º turno. Já Lobão, apesar de preferir José Serra, deve ficar neutro para não criar atritos com a família Sarney.

Em nono lugar está o ex-governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB). Ele recebeu 831.083 votos. Maranhão continuará apoiando Lula no 2.º turno. O outro senador do Estado será Efraim Morais (PFL), que recebeu 594.191 votos.

O senador Renan Calheiros (PMDB) foi o décimos mais bem votado da Região Nordeste. Ele conquistou dos alagoanos 787.270 votos. Seu companheiro de chapa, o também senador Teotônio Vilela (PSDB), recebeu 739.004 votos. Ambos continuarão apoiando José Serra.

No Piauí, os eleitos foram: Heráclito Fortes (PFL) – que teve 649.163 votos – e Mão Santa (PMDB), que obteve 637.724 votos. O primeiro apoiará Serra e o segundo, Lula.

Voltar ao topo