Lanagro elogia qualidade de amostras coletadas no Paraná

O coordenador regional da Defesa Sanitária da Secretaria da Agricultura, Onézimo Locatteli, e o coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Raimundo Alberto Tostes, doutor em patologia animal, entregaram oficialmente nesta quinta-feira (01) ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Belém-PA, as 233 amostras solicitadas pelo ministro da Agricultura Roberto Rodrigues ao secretário da Agricultura Orlando Pessuti, no sábado (19), durante encontro no interior do Estado de São Paulo.

As amostras foram solicitadas como exames complementares para liberar definitivamente o Paraná da suspeita de enfermidade vesicular. Segundo Locatteli, o material recebido foi elogiado pelos técnicos do Lanagro. ?Foi considerado de excelente qualidade?, disse. De acordo com Locatelli, todas as 233 amostras foram conferidas individualmente pelos técnicos do Laboratório.

As 233 amostras foram coletas em fazendas do Paraná com a presença dos médicos veterinários do Ministério da Agricultura, Oscar Hunnig Neto, que atua em Londrina, e Rodolfo Moraes Júnior, de Brasília, designados especialmente pelo Ministério para supervisionar o trabalho. As novas amostras somaram-se às 477 que já tinham sido encaminhadas pela Secretaria ao Lanagro no período de 22 de outubro a 09 de novembro.

O material coletado é de líquido esôfago-faringeano (LEF) para pesquisa da presença ou não de vírus. Além das amostras, também foi colhido soro para pesquisa de anticorpos, além de sangue total para genotipagem.

Também participaram do encontro no interior do Estado de São Paulo o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) João Paulo Koslovski; o presidente do Sindicato da Indústria da Carne e Produtos Derivados do Estado do Paraná (Sindicarne), o diretor-executivo do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec-Pr), Antônio Leonel Poloni; e o presidente da Sociedade Rural de Londrina, Edson Neme Ruiz.

Voltar ao topo