Jungmann entra com ação contra Lula no MPF

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) entrou hoje com uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Ministério Público Federal (MPF) no Recife. Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Jungmann pede ao MPF que apure e decida se houve crime de prevaricação por parte de Lula quando este revelou em discurso, na quinta-feira (24), ter recomendado a um "alto companheiro" da equipe para silenciar sobre supostas irregularidades cometidas pela gestão anterior.

"Este é o melhor caminho para o presidente, para o ex-presidente e para todos", afirmou Jungmann, ao defender "o esclarecimento dos fatos". "Se o Ministério Público decidir que houve crime de prevaricação (artigo 319 do Código Penal), deve enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abertura de processo; caso contrário, arquive."

"A afirmação do presidente Lula foi tão genérica que atinge a todos, e o Estado de direito não pode conviver com meias-verdades", disse ele, que afirmou não acreditar na possibilidade de crise política como conseqüência do recurso. "O PT utilizou infinitas vezes este procedimento e nunca ocorreu crise nenhuma." A ação, dirigida ao procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, foi recebida pelo subprocurador Samuel Miranda de Arruda.

Voltar ao topo