Jornais americanos destacam o indiciamento de Maluf

O indiciamento do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), em Nova York, por lavagem de dinheiro é notícia nesta sexta-feira (09) nos principais diários nova-iorquinos, inclusive com a fotografia do político estampada nas páginas dos jornais. O The Wall Street Journal, um dos mais respeitados diários financeiros do globo, destaca o caso como um exemplo da trajetória que o dinheiro ilegal faz de paraísos fiscais até bancos em Nova York.

"O caso Maluf ilustra uma conseqüência das crescentes ligações econômicas entre EUA e Brasil, onde autoridades estão tentando rastrear parte dos US$ 19 bilhões exportados ilegalmente nos anos recentes", afirma o WSJ. "Doleiros fornecem serviços para traficantes de dólares, políticos corruptos, sonegadores de impostos, terroristas e outros criminosos", acrescenta o diário.

O The New York Times observa que "o indiciamento de Maluf nos Estados Unidos surpreende os brasileiros apenas pelo momento em que ocorre. Maluf foi investigado e indiciado inúmeras vezes sobre corrupção em São Paulo". "Muitos brasileiros criticam seu próprio sistema Judiciário, que dizem ser permeado por corrupção e política", menciona o jornal.

Os dois jornais trazem as declarações da assessoria de imprensa de Maluf dizendo que o político buscará provar inocência.

Voltar ao topo