Instituto Ambiental do Paraná fiscaliza esgoto irregular na Ilha do Mel

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está fiscalizando todas as propriedades localizadas próximas aos rios e canais nas praias de Brasília e Encantadas na Ilha do Mel para verificar a emissão clandestina de esgoto e instalação de fossa séptica.

O IAP também orienta os proprietários de campings e pousadas para que não recebam mais turistas, durante o Carnaval, do que suas propriedades e fossas comportam para evitar o vazamento dos resíduos para rios e canais.

Desde o inicio de fevereiro já foram notificadas 34 propriedades, outras 34 foram multadas por emissão de esgoto irregular e 23 Relatórios de Inspeção Ambiental foram redigidos. Cerca de cinco equipes do IAP estão trabalhando na operação. ?A emissão clandestina de esgoto é criminosa, pois de maneira direta e consciente atenta contra a saúde das pessoas. Além disso, a emissão de esgoto nos canais de drenagem afeta a qualidade da nossa água e os lençóis freáticos?, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, as pessoas devem ser responsáveis pelos dejetos que produzem. ?Já possuímos locais onde os pontos de captação de água para abastecimento estão comprometidos devido à contaminação do lençol freático, e na Ilha do Mel a captação de água para consumo é feita em poços semi-artesianos?, explicou Rasca.

As residências que estiverem com esgotos sem tratamento e com ligação clandestina serão notificadas e terão o prazo de cinco dias para construirem de fossas sépticas, que deverão ser instaladas o mais distante possível dos rios.

Aqueles que não cumprirem a determinação do IAP estarão sujeitos a multas de até R$ 1.500,00 e demais penalidades previstas pela legislação ambiental.

Saúde ? A 1a Regional da Secretaria da Saúde, que atende em Paranaguá, coletou em dezembro quinze amostras de água dos encanamentos da rede pública de saneamento da Ilha do Mel, que é atendida pela Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá (Cagepar). Em uma primeira etapa seis amostras tiveram seus resultados considerados impróprias para o consumo humano. As coletas foram realizadas na praia do Farol, e em Encantadas. As outras oito amostras estão em fase de análise no Laboratório Central do Estado.
?Quando o numero de pessoas na Ilha do Mel era menor a água sempre foi considerada própria para o consumo humano. Agora o lençol freático está contaminado devido ao aumento no numero de construções?, explicou o inspetor de saneamento da 1.ª regional da Secretaria de Saúde, Diovaldo de Freitas. Segundo ele, o esgoto irregular aumenta muito o risco da população contrair doenças como diarréia e viroses. Enquanto não houver o tratamento coletivo é necessário que cada casa faça seu tratamento individual?, disse Diovaldo.

A Cagepar será notificada pela Secretaria de estado da Saúde, que está orientando e população para que não consuma água da torneira na Ilha do Mel.

Voltar ao topo