INSS: cartão de crédito para aposentado já deveria estar no mercado

O presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Samir Hatem, disse hoje (31) que não falta nenhum regulamento para que os bancos comecem a oferecer o cartão de crédito dos aposentados, que terá as mesmas taxas de juros do empréstimo com desconto em folha – de 1,5% a 3% ao mês. "Não sei por que ainda não está em operação, mas nenhuma instituição financeira nos procurou alegando problemas", comentou. Na sua avaliação, o cartão tem o objetivo de livrar os segurados do INSS das elevadas taxas de juros dos cartões comuns.

Ele também explicou que o banco não poderá cobrar nenhuma taxa adicional pelo cartão. O INSS considera que os custos de emissão estão dentro das taxas normalmente cobradas para a abertura do crédito.

De acordo com Hatem, com o cartão o aposentado poderá fazer compras e quitar tudo no mês seguinte, sem arcar com o pagamento da taxa de juros. Cabe ao aposentado solicitar o cartão ao banco. O limite de gasto tem de estar incluído dentro do máximo permitido em lei para o empréstimo, que é o comprometimento de até 30% da renda líquida do segurado com o pagamento das parcelas da dívida.

Voltar ao topo