Infraero: 43% dos vôos foram afetados nos últimos dias

Atrasos nos principais aeroportos do País foram registrados no retorno do feriado prolongado de Finados, mas tudo dentro do aceitável, de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Administração Aeroportuária). A operação-padrão dos controladores de vôo afetou 43% das decolagens nos últimos dias. Segundo ainda a Infraero, de 14.700 vôos que decolaram, 5.145 registraram atrasos significativos. O percentual de cancelamento ficou em 8%, o que representa 1.176 vôos.

Os controladores de vôo têm reunião marcada com o ministro da Defesa, Waldir Pires, na quarta-feira. O encontro servirá para discutir as reivindicações da categoria. Tanto a Infraero quanto o Comando da Aeronáutica consideraram o tráfego aéreo de ontem normal.

Hoje, o movimento é tranqüilo no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. A maioria dos vôos está chegando e partindo normalmente após o feriado. Tanto a área de desembarque quanto os guichês das companhias aéreas operam sem problemas, nada parecido com o caos da semana passada, quando houve muita confusão nos aeroportos de todo o País.

No Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília, 15 controladores operam os vôos. Está prevista para hoje a divulgação pela Infraero de um balanço sobre os problemas ocorridos nos últimos dias nos aeroportos. Os transtornos foram um reflexo das exigências dos controladores de vôos, que pedem melhores condições de trabalho e contratação de pessoal. Eles passaram a atuar dentro da legislação, que prevê o monitoramento de no máximo 14 aeronaves simultaneamente, e não 20, como vinham fazendo.

Voltar ao topo