Inflação tem que estar ao redor da meta, diz Meirelles

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse que ter uma inflação um pouco abaixo do centro da meta ou um pouco acima não significa que houve erro na condução da política monetária.

"A inflação tem que estar ao redor da meta, na faixa definida pelo Conselho Monetário Nacional", afirmou, voltando a fazer uma analogia entre e a evolução da inflação e um eletrocardiograma. "Quando ele mostra uma linha reta, significa que a pessoa morreu. O mesmo vale para a economia", disse.

Meirelles afirmou que o BC tem sido bem-sucedido em sua missão de manter a inflação na meta, o que é condição fundamental para o crescimento econômico.

Ele ressaltou, ainda, que as expectativas de inflação estão em queda e mostram o sucesso da política monetária, especialmente pelo fato de que, pela primeira vez, as projeções para os dois anos seguintes estão na meta.

Em audiência pública de diversas comissões no Congresso Nacional Meirelles disse que a população de renda mais baixa tem sido mais beneficiada pela política monetária.

Para referendar o raciocínio, ele apresentou dados do IBGE que mostram que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no ano passado, ficou em 3,14%, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede melhor a inflação para rendas até oito salários mínimos, ficou em apenas 2,81%.

Voltar ao topo