Indústria do Paraná cresceu pelo sétimo mês consecutivo

A indústria do Paraná apontou, em janeiro, aumento de 1,7% na comparação com igual mês de 2003 e uma desaceleração no ritmo produtivo entre dezembro (3,0%) e janeiro (2,5%), segundo o índice acumulado dos últimos 12 meses, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, divulgada há pouco pelo IBGE.

O resultado de 1,7%, na comparação com janeiro de 2003, marca o sétimo aumento consecutivo e reflete o aumento de produção em nove dos 19 setores investigados. Os principais impactos positivos vêm da química (15,1%) e de produtos alimentares (11,1%). Em termos negativos, as principais pressões vêm de madeira (-19,3%) e mecânica (-15,1%).

O indicador acumulado nos últimos 12 meses registrou crescimento de 2,5%, porém manteve o movimento de desaceleração do ritmo produtivo iniciado em julho de 2003. O resultado de janeiro foi influenciado positivamente pelas indústrias química (4,6%) , com aumento na produção de fungicidas e herbicidas, e mecânica (16,3%), impulsionada pela produção de colhedeiras agrícolas. A pressão negativa mais significativa veio de minerais não metálicos, com queda de -8,3%, principalmente pelo recuo na fabricação de cimento.

Voltar ao topo