Índice de cheques devolvidos cai 11,5% em novembro, diz Telecheque

Em novembro, o índice de cheques devolvidos no Brasil foi de 2,36%, inferior 11,5% no comparativo com outubro (2,67%). Já em relação ao índice do mesmo período do ano passado (2,28%) houve alta de 3,6%, constatou pesquisa mensal da Telecheque, que avalia a inadimplência considerando os valores dos cheques e não a quantidade de folhas devolvidas.

De acordo com o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, era esperada menor inadimplência em novembro, já que o índice de outubro apresentou relativa elevação, atípica para esse período, por causa da greve bancária.

"Para dezembro esperamos indicadores abaixo dos de novembro, o que não deve se repetir em janeiro, quando o índice de inadimplência deve crescer cerca de 12 % em função do início das compensações de cheques emitidos nas compras do Natal", avalia o executivo. "Muitas vezes feitas por impulso, parceladas a longo prazo e sem a devida previsão de receitas, essas compras acabam levando ao descontrole financeiro do consumidor e impactando nos índices de inadimplência do primeiro trimestre do ano", comenta.

Segundo a pesquisa, do total de transações com cheques 67,6% foram pré-datadas e 32,4% para pagamento à vista. O índice de cheques honrados foi de 97,05%, maior apenas 0,4% em relação a outubro, e o índice de cheques roubados foi de 0,59%, inferior 10,8% no comparativo com o mês anterior.

Voltar ao topo