Inaugurada sede da Emater em Jandaia do Sul

Com homenagens aos pioneiros, produtores rurais e parceiros, além do recebimento de equipamentos e veículos para o desenvolvimento de programa florestal, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (29), a sede da Emater em Jandaia do Sul. A solenidade contou com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, do presidente da Emater, Sabino Campos, do prefeito Moacir Bruzon, além de convidados, extensionistas, produtores rurais dos 13 municípios que integram a região de Apucarana.

Localizada próxima a BR-376, a sede ocupa 185 m2 de um terreno de 600 m2 e custou R$ 150 mil, proveniente de convênio mantido entre Emater e Prefeitura de Jandaia do Sul. Com uma equipe atual de três agentes de extensão rural e uma auxiliar administrativa, a Emater se firma no desenvolvimento local com a construção de sua sede, na opinião do vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente Benedito José Pupio. ?Sua atuação contempla a realidade rural de 17 mil hectares, distribuídos em 740 propriedades, com mais de 400 delas integrantes da agricultura familiar?, acrescentou.

O agrônomo Hiroshi Ogasawara, primeiro extensionista no município; o engenheiro de pesca Luiz Eduardo de Sá Barreto e sua esposa assistente social Maria Izabel Henrique e o agrônomo Francisco Aparecido Mota de Moura, que formaram a primeira equipe de trabalho da extensão rural local, foram homenageados durante a solenidade de inauguração.

Na oportunidade, Valdecir Tudino, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, fez doação para a Emater de uma caminhonete Montana, computador notboock e equipamento de GPS para utilização no Programa de Auto Sustentabilidade de Matéria Prima para o Pólo Moveleiro do Norte do Paraná (Simflor).

Para o agrônomo Fernando Antônio Martin, da Emater, e que presta assessoramento ao programa, as doações vão contribuir para ampliar a participação dos produtores rurais nos projetos de cultivo florestal. ?Nossa ação cobre 80 quilômetros raio e abrange 30 municípios. Temos potencial de implantar mais 1 mil hectares de florestas econômicas, viabilizado pelo viveiro de 2 milhões de muda anual e atender por ano uma média de 500 novos beneficiários?, assegura Martin.

Voltar ao topo